Em dois anos, os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde realizaram mais de 15 mil cirurgias eletivas, um aumento de mais de 70%. A Rede está tomando medidas para ampliar ainda mais a oferta de cirurgias na região.
E aí, galera! Temos uma ótima notícia para vocês! Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, que ficam em Ouro Verde, realizaram mais de 15 mil cirurgias nos últimos dois anos! Isso mesmo, minha gente, 15 mil procedimentos cirúrgicos! É um aumento de mais de 70% em relação aos anos anteriores!
Só em 2021, foram 3.903 procedimentos no Mário Gatti e 1.860 no Ouro Verde. Já no ano seguinte, esses números saltaram para 6.784 e 3.090, respectivamente. E olha que não foi só isso! Os hospitais da Rede Mário Gatti também fizeram, no mesmo período, 5.684 cirurgias de emergência.
Mas, apesar do aumento no número de cirurgias eletivas, ainda temos 5.164 pessoas aguardando cirurgias em algumas especialidades. Para resolver isso, a Rede está adotando algumas medidas, como a reforma do quarto andar do Mário Gatti, onde funcionava a pediatria, para montar uma UTI e enfermaria cirúrgicas. Com esses leitos, será possível aumentar ainda mais o número de cirurgias eletivas.
Além disso, a Central de Materiais do Ouro Verde também passará por reformas, que já estão em processo de licitação. Isso tudo sem falar na qualificação da fila, que está sendo feita para verificar se há distorções nos números. A ideia é filtrar os dados para verificar se há pacientes em duas ou mais filas, se alguns já foram operados ou se não são mais localizados.
O presidente da Rede, Sérgio Bisogni, explicou que a pandemia e o aumento de acidentes de trânsito também estão impactando diretamente nas cirurgias eletivas. “Foram quase dois anos com restrições nas cirurgias eletivas. Em alguns momentos, esses procedimentos tiveram que ser suspensos e mesmo assim, tivemos muitos pacientes operados”, disse ele. “Sobre a ortopedia, temos um problema nacional que é o aumento do número de acidentes, principalmente de moto, no pós-pandemia. Esses casos entram como urgência e emergência principalmente na ortopedia e na neurocirurgia e, como são prioridade, as cirurgias são feitas antes das que estavam agendadas”, completou.
Mas não é só isso! A Rede também está reforçando as equipes e comprando equipamentos mais modernos para oferecer um atendimento cada vez melhor e mais rápido.
Lembrando que, no Brasil, há mais de 566 mil pessoas na fila por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde. Por isso, a ampliação do número de cirurgias é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos proced
imentos necessários para sua saúde.
Essa é a boa notícia que trazemos hoje: os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, aqui em Ouro Verde, realizaram mais de 15 mil cirurgias eletivas nos últimos dois anos! E o melhor: houve um aumento de mais de 70% na quantidade de procedimentos realizados entre 2021 e 2022.
Apesar desse aumento significativo, ainda há mais de 5 mil pessoas aguardando cirurgia em algumas especialidades na Rede Mário Gatti. Por isso, estão sendo adotadas medidas para ampliar a oferta de cirurgias, como a reforma do quarto andar do Hospital Mário Gatti para montar uma UTI e enfermaria cirúrgicas, além da reforma da Central de Materiais do Hospital Ouro Verde.
Outro desafio enfrentado são os reflexos da pandemia e o aumento de acidentes de trânsito, que impactam diretamente nas cirurgias eletivas. Porém, a Rede está trabalhando duro para qualificar a fila e verificar se há distorções nos números, ligando para os pacientes para confirmar se ainda estão aguardando pela cirurgia e atualizando os registros para garantir um número real.
Com essas medidas e investimentos, esperamos que mais pessoas possam ter acesso a cirurgias eletivas de qualidade em nossa região.