Depois de todas as dificuldades geradas pela pandemia, atual cenário econômico, preço do combustível e todas as dificuldades imagináveis ainda dá pra fazer uma boa viagem sem gastar muito. Trouxemos 3 destinos acessíveis que podem caber no seu bolso para uma viagem nessa Páscoa.
Campos do Jordão



Há 250km da nossa região, localizado na região serrana de São Paulo, a Cidade de Campos do Jordão é uma excelente opção para quem quer fugir da agitação. Com o clima ameno das montanhas a cidade tem lindas paisagens naturais, excelente gastronomia, pontos turísticos incríveis e uma bela arquitetura.
Nossa dica é fazer reserva em uma pousada bem aconchegante para garantir bons momentos mesmo em dias chuvosos. Afinal, nada melhor que descansar e aproveitar o conforto da pousada, enquanto toma um vinho, um chocolate quente ou se delicia com um fondue de altíssima qualidade.
Apesar de uma opção de viagem tranquila, não se engane, em feriados e alta temporada a cidade é opção de muitas pessoas que se refugiam dos destinos mais agitados. Isso significa ruas bem cheias, com pousadas lotadas e atrações turísticas e restaurantes bem disputados.
Em se tratando de atrativos a cidade tem ótimas opções no “centrinho” (Vila Capivari), com muitas lojinhas e ótimos restaurantes. As ruas do centrinho são imensamente charmosas em sua arquitetura fazendo desse um ótimo e gratuito passeio.
Além do centrinho outras atrações que posso indicar são o Parque Amantikir, Morro do Elefante, Parque Pico do Itapeva, Pedra do Baú, Museu Felícia Leirner e Horto Florestal. Mas se você pegar aquele dia chuvoso, visitar a Chocolate Araucaria, a Cervejaria Baden Baden ou ir ao Palácio Boa Vista são ótimas opções. Não deixe de passear no teleférico!
Indaiatuba



Nossa vizinha mais próxima, Indaiatuba fica a pouco mais de 18km do Ouro Verde e se destaca entre as cidades do interior com um dos melhores índices de qualidade de vida.
Quando falamos de atrações turística o destaque fica por conta da produção de uva de mesa, colocando a cidade entre as maiores produtoras do estado. Entre os passeios imperdíveis está o Parque Ecológico, projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake que corta a cidade em 80% de sua totalidade. Um espaço com diversão garantida para toda a família, com 15 km de pistas de caminhadas, cooper e ciclovias, além de bosques, lagos, jardins, pista de skate, quadras de vôlei e futebol, teatro e parquinho temático infantil. É uma ótima maneira de conhecer a cidade e passar uma tarde agradável até o pôr do sol.
No quesito cultura ficamos por conta do Museu da Água, logo na entrada da cidade. Além de moderno ele alia ciência, tecnologia e um acervo para contar a história da água em Indaiatuba e sua importância universal. Seus pavimentos abrigam atividades virtuais interativas e no final é realizada uma trilha por uma mata remanescente da Mata Atlântica e do Cerrado com represas. Local que marca o nascimento da cidade, a Igreja Nossa Senhora da Candelária é uma atração local, sendo uma das poucas igrejas construídas em taipa de pilão do estado ainda existentes, exemplo conservado da arquitetura religiosa colonial paulista.
E para quem busca boa gastronomia, o divertido Pezão Bar é famoso na região. Cheio de penduricalhos decorativos, o restaurante serve petiscos e pratos, em que a costeleta de tambaqui e o camarão sem juízo (com casca, a milanesa e sem cabeça) são os mais pedidos, junto do chopp gelado. Além disso, para quem optar por passar a noite na cidade, não ficará desamparado com boas opções de hotéis. O destaque fica para o Royal Palm Tower, do grupo Royal Palm, é perto dos principais pontos da cidade, oferece café da manhã e suas acomodações são aconchegantes e modernas.
Serra Negra



Há pouco mais de 100km do Ouro Verde, Serra Negra oferece um ambiente serrano, águas milagrosas, paisagens de tirar o fôlego e ruas com shoppings a céu aberto num ambiente tranquilo e aconchegante.
É conhecida por suas atrações turísticas naturais nos passeios rurais e esportes ao ar livre, além de suas lojinhas que formam um shopping a céu aberto com imensa variedades de produtos em lã, couro, linha, malha, artesanatos, sapatos, bolsas, cosméticos, além de restaurantes e bares aconchegantes para curtir o clima da montanha.
Dentre os passeios rurais podemos destacar as fazendas produtoras de vinho, cachaças artesanais e café como o Vale do Ouro Verde – Museu do Café, Família Silotto e o Sítio Recanto das Cachoeiras. O Parque Macaquinhos Turismo oferece diversas atividades para todas as idades como passeios, atividades aquáticas, cavalgadas, pescaria e atividades radicais.
Mirante Alto da Serra é o ponto mais alto da região com 1.310m, onde é possível avistar mais de 10 cidades da região, tendo também uma das mais belas vistas.
Não da pra sair de Serra Negra sem o passeio de Trenzinho Maria Fumaça, atração turística imperdível para toda a família desde 1991! São oito quilômetros de percurso, percorrendo as ruas da cidade e com duração média de cinquenta minutos.
Para os mais radicais a cidade oferece opções de aventuras como o vôo duplo de parapente ou o voo livre – voos panorâmicos para admirar a paisagem privilegiada do alto da serra, a 1.300 metros de altitude, rodeado por montanhas. Ou ainda o passeio de quadriciclo, uma excelente opção para se divertir com a família e com os amigos, com 4 opções de trilhas com duração que varia de 30 minutos a 2 horas de passeio.