Diretora técnica do Hospital diz que não é somente no Ouro Verde, mas 60% das crianças internadas no SUS Municipal tiveram infecções provocadas pelo vírus sincicial respiratório.
O que é p VSR?
Conhecido por ser causador de bronquites e outras infecções o vírus sincicial respiratório já foi identificado há muitos anos e é o principal vilão das infecções pulmonares, e exige atenção principalmente na população abaixo dos 4 anos. Chiado no peito, falta de ar e sintomas de gripe são comumente identificados.
Os sintomas iniciais são muito parecidos com os sintomas da gripe, catarro, tosse, febre leve ou moderada. É preciso ficar atento a evolução dos sintomas e ao surgimento de como cansaço e aumento da frequência respiratória causando irritabilidade e choro frequente. Quando evolui para uma bronquite, em pouco tempo pode-se observar a insuficiência respiratória – coisa de 2 ou 3 dias.
Com a chegada do outono o ar mais seco e as oscilações de temperatura favorecem o surgimento de diversas doenças respiratórias, como gripe, resfriado, sinusite, crises de asma e pneumonia. Crianças e idosos são os mais suscetíveis.
Na mira do VSR
Em Campinas, embora a estação tenha começado há alguns dias, o índice de internações de crianças com VSR e outras síndromes respiratórias tem aumentando muito e tomado conta dos leitos infantis nos hospitais municipais.
O vírus pode atingir crianças em qualquer idade, mas são aquelas abaixo de 4 anos as mais vulneráveis e com sintomas mais preocupantes. Maior ainda deve ser o cuidado com as crianças que tenham alguma doença pulmonar prévia, asmática, síndrome genética ou alguma sequela neurológica.
Mudanças no comportamento da criança devem ser um sinal de alerta importante aos pais… crianças mais quietas, apáticas, com perda de apetite, menor ingestão de líquidos podem ser sinais importantes da falta de oxigenação adequada e um sinal para busca de ajuda médica.
Imunização
Não existe imunização específica para o VSR, porém a vacinação contra outras doenças com sintomas similares (como a gripe – influenza) ajuda a descartar e diagnosticar mais rápido o VSR.